Aplausos Estrondosos
5.3.16
- O Lula foi obrigado a prestar depoimento para a Polícia Federal por causa de uma medida coercitiva do Juiz Sérgio Moro.
- A condução coercitiva é uma medida usada normalmente contra testemunhas que se recusam a depor. Ela é uma medida a ser utilizada após a intimação da testemunha e o não cumprimento da ordem judicial, sem justificativa cabível. Ele serve única e exclusivamente para conduzir uma pessoa a força para prestar depoimento, imediatamente. Desse modo, Lula não corria risco, em momento nenhum, de ser preso.
- Muita gente não estudou direito e não sabia disso. Logo, teve gente que achou que o Lula tinha sido preso, e correu pra rua para fazer manifestação contra ou a favor da suposta prisão. Essas pessoas começaram a brigar entre si. Essas mesmas pessoas descobriram que ele não tinha sido preso hora nenhuma, e nem seria preso hoje. Essas mesmas pessoas provavelmente perceberam que brigaram a toa, mas, se parassem de brigar imediatamente, pareceriam idiotas. Essas pessoas adaptaram seus discursos, gritaram umas com as outras durante a maior parte do dia, depois foram para suas casas.
- A medida de condução coercitiva não apenas foi utilizada indevidamente, pela falta dos seus pré-requisitos legais, mas também foi usada de maneira ineficiente. Isso porque, se o objetivo é forçar uma pessoa a prestar depoimento, ela não tem força contra o acusado do crime objeto da investigação (nesse caso, o Lula). Isso porque a nossa constituição prevê o direito de não produzir prova contra si mesmo. Lula poderia muito bem ter sentado em frente ao delegado da PF e dizer que não gostaria de responder a nenhuma pergunta, exercendo seu direito de permanecer em silêncio. Logo, tudo o que ele falou hoje, ele estava preparado para dizer.
- Um partido político supostamente neutro decide fazer parte da oposição depois de um golpe sem tamanho para o governo. Não se tem notícia se tal partido tinha conhecimento que o Lula não fez nada que não estivesse disposto a fazer, hoje.
- Enquanto todos perdiam a cabeça com o depoimento vazio do ex-presidente, a Policia Federal fazia buscas (legais e justificáveis, vale dizer) em vários imóveis e levava outras pessoas a prestar depoimento sob a base da força (isso sim, de maneira ilegal).
- A Presidente da República marcou um pronunciamento para as 17h e resolveu praticamente ignorar os eventos do dia, focando no vazamento da delação premiada ocorrido ontem. Disse uma frase apoiando Lula, e depois voltou a falar sobre como ela não sabia e continua sem saber de nada de coisa nenhuma.
- Lula, por sua vez, praticamente prometeu voltar a concorrer à presidencia em 2018, se a sua saúde assim permitir. Além disso, prometeu voltar a rodar o país imediatamente, para fazer comícios e tentar reacender a chama que ele não conseguiu ensinar a Dilma como manter. No final de tudo, comparou ele e o PT com uma serpente venenosa, e todo mundo achou que isso era uma coisa legal.
"O que veneno de cobra faz com o sangue" |
- A Globo sabia do que ia acontecer antes de todo mundo. Seguiram a Presidente Dilma na sua pedalada matinal antes mesmo que ela soubesse o que estava acontecendo. Estavam lá com a PF e tinham especialistas prontos para responder perguntas desde o início. E aqueles que não respondiam o que eles queriam ou se recusavam a seguir as instruções intrínsecas das entrevistadoras eram logo cortados e substituídos, como de costume. O bom e velho jornalismo de ponta, com uma pitada de manipulação.
- A internet foi a loucura, como sempre, fazendo piadas e falando absurdos. Quem defende o PT resolveu atacar Aécio e Cunha, relembrando que o Presidente da Câmara é o mais recente réu de uma ação penal no STF - também pelo lava-jato -, além de desenterrar todos os mesmo supostos escandalos fechados do presidente do PSDB - e não se esqueçam das acusações de golpe antidemocrático e das teorias da conspiração. Quem é contra o PT resolveu bater palmas e panelas, comemorando um depoimento vazio do ex-presidente como um título de copa do mundo, muitos ainda tentando entender porque o Lula não foi preso. E, como não podia faltar, sobrou para Globo, que supostamente teria dado muito mais atenção ao caso do Lula do que deveria, considerando tantas outras falcatruas que estão acontecendo com uma relevância maior. Adoro essas brigas de internet...
- O mercado internacional, por sua vez, reagiu positivamente, o cambio melhorou, a bolsa cresceu e o mundo falou em alto e bom som que não quer a Dilma no poder e que sem ela e o PT, estariamos numa situação menos complicada economicamente.
Não deveria ser nenhuma surpresa que a liberdade morra com apalusos estrondosos. Os aplausos estrondosos são o único meio de matar a liberdade.
O que nos traz a nossa
Aí os manifestantes do lado que a Globo não apoia resolvem agredir jornalistas que cobrem os eventos. Um ato que só pode ser interpretado como uma afronta a liberdade de expressão e de imprensa, e um golpe contra o direito do povo de receber informação. (Vale dizer, por sinal, que o Juiz Moro também determinou que seria proibido a filmagem da operação, de modo que os manifestantes a favor do Lula, nesse caso, ajudaram no cumprimento da ordem de condução coercitiva do ex-presidente. Não que eles soubessem disso, obviamente). Mas, afinal, seus lideres do governo fazem de tudo para manter o poder, eles devem fazer também, certo? Se não que tipo de militância eles seram? Seriam meros cidadãos comuns, livres para tomar suas próprias decisões de acordo com um senso moral individual. E um desses da muito trabalho de manter... Nhé... é mais fácil bater panela.
![]() |
Será que bater panelas pode ser considerado um jeito de bater de palmas mais alto? |
Nem que seja a morte da nossa liberdade.
![]() |
"Imperador Palpatine aprova" |
0 comentários