Os filmes do Oscar (alguns deles)

27.1.16



É isso aí. Depois de deixar clara a minha opinião sobre a polêmica do Oscar - e depois de ter de revê-la quando a Viola Davis ressaltou que o preconceito está na industria e não na academia, o que eu tendo a aceitar melhor - chegou a hora de começar a falar besteira e usar o nome do blog como justificativa para isso.

Vamos falar sobre as minhas impressões sobre os únicos quatro filmes do Oscar que eu já vi. Ainda bem que eles estão na categoria principal, Melhor Filme. Pretendo ver todos os filmes dessa categoria e comentar aqui, mas não prometo nada, nem coloco prazos. Possivelmente verei alguns dos indicados por outras categorias também, como Creed, Joy e Steve Jobs. Caso isso venha a ocorrer, vocês também podem esperar minhas opiniões, mesmo que não as tenham pedido.

Vamos aos filmes:

  •  A grande aposta (Nota média no IMdB: 7.9/ Minha nota: 8)
Talvez, se eu tivesse que escolher entre os quatro filmes aqui mencionados, essa seria a minha aposta para vencedor. Um filme inteligente, contemporâneo, real, vivo em si mesmo e muito bem dirigido, editado e atuado. Ele pode ficar tecnicamente confuso, tendo em vista o seu tema altamente complexo. Mas, dentre os filmes sobre o mercado financeiro, talvez esse seja o que tenha o tema mais difícil, e o que mais inova, e obtem sucesso ao conseguir ensinar o público sobre o que ele está falando. Além de tudo isso, é uma comédia/tragédia, que te faz rir ao mesmo tempo em que te faz se sentir mal por achar tal situação engraçada, e terminar o filme com uma pulga atrás da orelha. Definitivamente uma experiência cinematográfica que faria juz ao prêmio a que concorre.

Agora vai à merda.

  • Ponte dos espiões (Nota média no IMdB: 7.7/ Minha nota: 7)
Esse é um filme do Spielberg, inspirado por uma história real, da época da guerra fria, com o Tom Hanks como personagem principal. Isso significa que você vai ver um filme recheado com o clássico imperialismo americano, mostrando como os EUA são imperfeitos mas perfeitos, enquanto a URSS e a Alemanha Oriental são terríveis. A clássica mensagem que busca reafirmar os americanos de que o lugar que eles vivem e a nação deles é a melhor do mundo. Apesar disso, o filme é interessante. Não é um filme sobre espionagem, mas sobre a necessidade de todo cidadão passar pelo devido processo legal, e pela estranha a difícil missão que é a negociação de troca de prisioneiros. A academia, há alguns anos, poderia colocar esse filme como o melhor do ano. Hoje em dia, mesmo sendo um tanto quanto conservadora, acredito que ela já tenha evoluído.

Não deviamos mostrar aos nossos inimigos quem somos?
  • Mad Max - Fury Road (Nota média no IMdB: 8.2/ Minha nota: 8)
Com certeza um dos melhores filmes do ano. Não seria injusto se ganhasse, mas também não acredito que possa ganhar. Isso porque enquanto é um filme incrivelmente tenso, técnico e visualmente lindo, a trama deixa a desejar. Isso não é uma crítica ao filme, pois ele prova que um filme não necessariamente precisa de uma trama complexa e inteligente para funcionar (e isso significa muito, vindo de alguém que é apaixonado por histórias). O filme é sobre ação, tensão, e é isso que ele passa para o público. Ninguém poderia pedir nada mais dessa obra. Mas acredito sinceramente que a academia acha que pode.


  • Perdido em marte (Nota média no IMdB: 8.1/ Minha nota: 8)
Com certeza o meu filme favorito em toda a lista. Mas também a maior surpresa que tive quando vi as nomeações. Isso porque eu não achava que a academia iria indicar um filme tão teoricamente simples. Ainda assim, adoro vê-lo na lista, mesmo sabendo que ele certamente não levará a estatueta. Fico feliz pelo elenco sim, pelo diretor e toda a equipe, mas ainda mais pelo escritor do livro, que com certeza também ficou surpreso com o reconhecimento dos maiores prêmios da temporada, no primeiro livro de sua carreira, que começou sem editora na Amazon. A melhor história, entre todas aqui comentadas. E um filme engraçado e contagiante, com carisma. Recomendo o livro e o filme para qualquer um, independente do gosto pessoal. Realmente, é o único material da lista que pode ser igualmente interessante para todos os gostos.

Na sua cara, Neil Armstrong.



Por enquanto é isso, galera! Para ver o restante da lista, clique aqui! Até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários


Blogs que Sigo

Mais Visitados

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *